sexta-feira, 31 de maio de 2019

EDITAL DE CHAMAMENTO FESTA 61 - O BERRO DO POVO - MOSTRAS ESTADUAL E NACIONAL

           EDITAL DE CHAMAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DE ESPETÁCULOS TEATRAIS 
                                                       
FESTA 61- O BERRO DO POVO

MOSTRAS ESTADUAL E NACIONAL


MOVIMENTO TEATRAL DA BAIXADA SANTISTA
                                           
  FESTA 61 - FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO 
                                                            
     - O BERRO DO POVO -  

EDITAL DE CHAMAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DE ESPETÁCULOS TEATRAIS ESTADUAIS E NACIONAIS.

O Movimento Teatral da Baixada Santista para conhecimento dos interessados, torna público o presente edital de seleção para espetáculos das categorias ESTADUAL E NACIONAL para o FESTA 61- FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO - O BERRO DO POVO que acontecerá de 30/08/2019 a 07/09/2019, através de parceria entre o Movimento Teatral da Baixada Santista, Sesc Santos, Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Santos, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo – ProAc Festivais de Artes II 2018/2019. 

I- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

Art. 1º - O FESTA 61 é uma mostra da diversidade teatral, que contempla espetáculos dos mais variados gêneros e formatos, para público adulto e infanto juvenil, em espaços convencionais, alternativos e de rua. Neste ano, com o tema “O BERRO DO POVO", o festival trará grupos nacionais e estaduais cujos trabalhos reflitam sobre o tema e uma mostra com a produção contemporânea regional. 

Sobre o tema: O BERRO DO POVO 

Em 2019, em sua 61ª edição, o FESTA celebrará o dramaturgo santista Plínio Marcos, falecido há 20 anos em 1999, um dos mais perseguidos e censurados pela ditadura militar e autor de clássicos do teatro brasileiro. Sua obra tematizou a profunda desigualdade social brasileira e os conflitos de grupos minoritários e historicamente marginalizados. O Festival Santista de Teatro, onde em
1959 Plínio estréia seu texto “Barrela”, propõe trazer à cena espetáculos que discutam o Brasil e o mundo contemporâneo e suas contradições políticas e históricas, como reflexão sobre as diversas formas de violências cotidianas presentes na nossa sociedade. 

II - DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 

Art. 2º - Poderão se inscrever neste edital pessoas jurídicas representantes de grupos, companhias, produtoras teatrais do Estado de São Paulo e do país que contemplem a área/atividade teatral 

III - DAS INSCRIÇÕES

Art. 3º - Os grupos interessados em participar devem acessar a plataforma virtual: festa61.movase.info e indicar a categoria: Estadual ou Nacional conforme sua procedência, após isso, preencher o formulário com o seguinte material: 

a) Release 

b) Sinopse 

c) Ficha técnica 

d) 3 Fotos em alta resolução – mínimo de 300 dpis 

e) Histórico da peça/ Grupo *comprovando que o espetáculo já estreou e realizou no mínimo 3 apresentações 

f) Proposta de pesquisa e encenação. 

g) Autorização SBAT ou liberação do autor. 

h) Classificação indicativa 

i) Duração do espetáculo 

j) Contato do grupo pra divulgação: Site, blog, e-mail, redes sociais, etc; 

k) Rider Técnico – especificar necessidades técnicas, mapa de som e luz. 

l) Links de vídeo do espetáculo. Se o link do vídeo for fechado enviar senha (em caso de espetáculos inéditos, deverão ser encaminhados vídeos de ensaio)

m) Clipping, materiais adicionais. 

n) Tempo de montagem e desmontagem. 

Art. 4º - As inscrições deverão ser realizadas impreterivelmente do dia 31 de Maio de 2019 até às 23:59h do dia 30 de Junho de 2019, via plataforma virtual. 

a) Não serão aceitas as inscrições que deixem de atender qualquer das exigências referidas nos itens do edital IV - DA SELEÇÃO 

Art. 5° Da Mostra Nacional e Estadual 

a) A curadoria se dará pela produção do festival. 

b) Serão selecionados 1(hum) grupo nacional e 4(Quatro) grupos estaduais. 

c) A curadoria observará os seguintes critérios: 

   c-1) Pertinência com o tema do Festival: O BERRO DO POVO 
   c-2) Relevância e excelência artística do grupo e espetáculo. 
   c-3) Histórico do Grupo e Encenação 
   c-4) Proposta de Pesquisa e Encenação 

d) O espetáculo nacional selecionado receberá cachê de R$8.000,00 (Oito mil reais). Os espetáculos estaduais selecionados receberão um cachê de R$4.500,00 (Quatro mil e quinhentos reais). O pagamento dos grupos selecionados seguirá o seguinte procedimento:

   d-1) Será necessária apresentação de nota fiscal referente a parcela 1 no mês de agosto e nota fiscal             referente a parcela 2 em dezembro de 2019. 

V - DAS RESPONSABILIDADES DA PRODUÇÃO DOS ESPETÁCULOS

Art. 6º - Os grupos participantes se responsabilizarão por qualquer incidência de ação fiscal que possa haver por parte dos órgãos SBAT, ECAD e Autores Independentes, devendo regularizar o uso das obras utilizadas em seu espetáculo junto às instituições responsáveis e comprovar a liberação do espetáculo por estas instituições no ato da contratação. 

Art.7º - Em caso dos grupos possuírem menores de idade como integrantes, deverá ser apresentada autorização dos pais ou responsáveis legais, assim como da Vara de Infância e Juventude. 

Art. 8º - Será de total responsabilidade das produções dos espetáculos selecionados os materiais cênicos, assim como seu transporte até o local de apresentação, montagem e operação de luz e som, acompanhada dos técnicos do festival. O resguardo de materiais cênicos e técnicos necessários à apresentação antes, durante e após o Festival também são de responsabilidade dos grupos. O transporte de cenários e equipamentos dos grupos nacionais e estaduais até a cidade de Santos/SP, será de responsabilidade dos grupos. 

Art.9º- As montagens e apresentações dos espetáculos deverão ocorrer rigorosamente nos dias, locais e horários pré-estabelecidos pela organização do Festival, não sendo permitidos atrasos e mudanças. Em caso de chuva os espetáculos de rua serão transferidos para outro local e/ou data. 

Art. 10º- Cada grupo, após a sua apresentação, deverá retirar todo seu material dos espaços. O FESTIVAL não se responsabilizará por materiais/equipamentos deixados em camarins e/ou espaços cênicos. 

Art. 11º - Caso o grupo utilize materiais inflamáveis, explosivos e que prejudiquem o espaço cênico, deve se comunicar a organização do festival para que sejam providenciadas as autorizações, liberação e apoio específico. Água e papeis picados deverão ser retirados do palco pelo grupo após a apresentação.

Informações e dúvidas para o email:festivalteatrosantos@gmail.com 


MTBS - MOVIMENTO TEATRAL DA BAIXADA SANTISTA 2019

2 comentários: